domingo, 15 de novembro de 2009

Ciência: contra ou a favor de Deus?


O conflito entre fé e “razão” é histórico. Nos dois primeiros séculos a igreja primitiva teve que enfrentar três grandes desafios para sobreviver: o gnosticismo, o montanismo e o filósofo pagão Celso.

Na idade moderna, com o advento do iluminismo (a era da razão), esse conflito se exacerbou de tal forma que chegou ao seu extremo ao afirmar que a crença num Deus pessoal e na bíblia não condizia com a racionalidade humana.

Verdade é que como afirmou o famoso historiador Will Durant “a ciência da ao homem poderes cada vez maiores, mas significados cada vez menores; aprimora seus instrumentos e despreza seus propósitos; silencia sobre as origens, valores e objetivos finais; não dá à vida ou à história significado ou valor que não seja cancelado pela morte ou pelo tempo que tudo consome”.

Afinal, a ciência é contra ou a favor de Deus? Para responder a essa pergunta de forma apropriada precisamos inicialmente desmistificar a idéia insana de que todo cientista é por definição um ateu ou que Deus não combina com a ciência.

Na verdade, o que se estabelece é justamente o contrario. Praticamente todos os grandes vultos da ciência declararam sua fé num Deus pessoal. Vejamos, agora, de que lado a ciência realmente está.

Vejamos, abaixo, apenas alguns exemplos de grandes vultos da ciência que se declararam abertamente crentes em Deus.

Francis Bacon (1561-1626) método científico
Galileu Galilei (1564-1642) física e astronomia
Johannes Kepler – Pai da Astronomia
Robert Boyle – Pai da Química moderna
Blaise Pascal – Um dos maiores matemáticos do mundo e pai da hidrostática
Isaac Newton – Pai da física clássica
John Dalton (1766-1844) – Pai da Teoria Atômica Moderna
John Ray – Pai da história natural inglesa
Gregory Mendel – Pai da Genética
Albert Eistein- Maior gênio da ciência mundial
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) Matemático famoso
John Hutchinson (1647-1737) Paleontologia
Willian Huggins – Pai da espectrometria astronômica
Paul Lemoine - Geologia
Michael Faraday – um dos maiores físicos de todos os tempos
Louis Agassiz – Pai da geologia glacial
Arthur E. Wilder Simit (1915-1995) – Pioneiro do criacionismo moderno, possuidor de 03 (PhDs).

Por questão de espaço não elencamos mais cientistas, mas a lista e interminável. Então, a conclusão mais provável é que a ciência esta ao lado de Deus e não contra Ele.

A Ele seja dada toda glória.

Bibliografia consultada
LOURENÇO, Adauto. Como tudo começou. Fiel: São Paulo, 2007.

4 comentários:

  1. Acredito sim, que a ciência seja a favor de Deus, através dela fizemos muitas descobertas que nos beneficiou em muitas áreas, é Deus quem dá sabedoria ao homem, a sabedoria vem Dele, pena que a maioria das vezes é ciência é aprimorada pra o mal. Mas, nem por isso devemos generalizar, julgar isso como um todo.O que acontece também é que a ética é deixada de lado, mas isso é outro tema que poderiamos abordar depois, até onde é ético pra salvar uma vida?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A ciência pelo seu espiríto inquieto em deter as respostas sobre tudo, tenta solucionar as dúvidas, inventa teorias e fórmulas entre outras coisas e não aceita a verdade que é única, que é o poder de Deus.

    A única explicação para o inicio e o fim de tudo...
    Mas no fim de toda jornada se rendem querendo ou não ao poder Dele.

    ResponderExcluir
  4. A Ciência não é contra Deus... A nossa ciência existe pelo simples fato de o nosso Deus nos dar inteligência e capacidade de entender as coisas que acontecem ao nosso redor.... O Homem, na sede de saber de tudo, ignora que Deus é ilimitado, criador, sem começo nem fim, e que existem coisas que o homem nunca irá compreender até se encontrar com Jesus.
    Deus é perfeito, e criou tudo de forma perfeita e equilibrada. Grandes cientistas, como os citados no post do Flávio, sabem muito bem disto.
    A ciência só nos mostra cada vez mais os detalhes da vida e do universo, que para os crentes (que crêem e tem fé) foram criados por DEUS. As descobertas apenas nos revelam as leis da natureza, dadas por DEUS.

    ResponderExcluir