quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Apocalipse: 03 observações importantes


Antes de adentrar num estudo pormenorizado do livro das revelações, o estudioso deve observar algumas questões essenciais, que o impedirão de cometer vários erros de interpretação, além de lhe proporcionar alicerces seguros para o estudo do livro. Vamos às observações.

Diferente do que muitos acreditam, o apocalipse não é um livro selado, que trata de coisas encobertas, ocultas, mistérios. Muito pelo contrário. Apocalipse vem do grego e significa “tirar o véu”, revelar o que está escondido (1:1). A ordem de Deus para o apóstolo João foi: “Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo” (22:10). Então não há sentido em orar pedindo que Deus revele os “mistérios” do apocalipse, pois tudo foi revelado, o véu já foi tirado. O trabalho que resta para a igreja é de interpretação.

Uma outra idéia errônea a respeito do livro é que, essencialmente, o livro trata de tragédia, de catástrofe, caos. Pelo contrário, o objetivo principal do livro foi trazer esperança para uma igreja perseguida e sofredora, na iminência de ser aniquilada pelo imperador romano Domiciano e, num âmbito geral, para a igreja que sofre em toda a história do cristianismo. O tema principal do livro é a vitoria de Cristo e sua igreja sobre o dragão (satanás) e seus aliados (17:14).

A terceira questão equivocada é a criativa afirmação de que as sete igrejas representam sete períodos da história da igreja cristã. Asseveram que Éfeso representaria a igreja primitiva do primeiro século e Laodicéia representa o último período da igreja. Essa afirmação não é corroborada por nenhum texto das escrituras. Logo, deve ser rejeitada.
Soli Deo Gloria

Um comentário:

  1. Caro Flávio.

    Muito bom o seu Post...
    Um fato bem polêmico na bíblia (e que merece um post), é o fato do sentido literal das escrituras. Acho que o verdadeiro Cristão deve ter em seu coração que a Bíblia e todo o seu conteúdo (mesmo de forma literal) é o ensinamento de Deus.
    Com o livro de apocalipse não é diferente... Temos que ter em mente que este livro, por se tratar de uma visão que João teve (dada por Deus - revelação) é um caso a parte, pois João escreve o que viu e como entendeu.
    A Bíblia diz em 2 Pedro Capítulo 1, versos 19,20 e 21 que a bíblia não é de pessoal interpretação, mas é a Palavra do Senhor Deus.
    Como você falou, o livro é uma bênção, por dar esperança a Igreja e por retratar a Derrota do inimigo.
    Amém; Vem Senhor Jesus! (Ap. 22:20)

    Flávio Matheus

    ResponderExcluir