terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Verdadeiro Significado de Mt 6:33


“buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua Justiça, e ??? vos serão acrescentadas” (Mt 6:33)

Diferente do que muitos têm ensinado e pregado, o texto de Mateus 6:33 não ensina nem nunca ensinou que aqueles que dão prioridade ao reino de Deus e a sua Justiça receberão do Senhor “TODAS AS COISAS”. Na verdade essa expressão não se encontra no texto.

Quais são, portanto, as verdadeiras bênçãos prometidas no texto? Em primeiro lugar precisamos entender o porquê de Jesus ter falado essas palavras.

No capítulo 6, a partir do verso 25, Jesus exorta seus discípulos contra a ansiedade pelas coisas dessa vida (comida e roupas). Então continua do verso 26 até o verso 32, mostrando que como Deus alimenta as aves do céu, que não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros e, da mesma forma, veste os lírios do campo, que não trabalham nem tecem, esse mesmo Deus cuidaria dos seus filhos, que tinham muito mais valor do que aves ou lírios.

No verso 31 Jesus reforça a exortação do verso 25, para que seus discípulos não tenham uma atitude incrédula em relação ao cuidado de Deus, pois diziam “Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos?”

O verso 33 constitui-se na conclusão dos versos 25-32. A expressão “Portanto” trás a idéia de arremate do que foi dito anteriormente em relação à ansiedade pela comida e roupa. “ESSAS COISAS” que Jesus prometeu se refere à comida, bebida e roupas.

Portanto, os que buscarem em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça têm a promessa de que lhe serão dados como acréscimo comida, bebida e roupas. Essa é a promessa que Jesus fez aos seus discípulos.

Soli Deo Gloria

Um comentário: